Fisioterapia Esportiva

Olá, como vai, tudo bem?

Espero que esteja tudo bem com você e seus treinos, assim como sua performance. Porém, as lesões em consequência ao esporte são muito frequentes e caso precise de assistência, temos a solução para sua lesão muscular, articular ou esquelética. Assim sendo, apresentamos algumas informações sobre lesões esportivas que podem ser úteis na sua prática dependendo do seu esporte. Até breve.

Porque é preciso tratamento?

Normalmente quando o indivíduo sofre uma lesão, algumas sequelas poderão impedir ou prejudicar a prática esportiva. Na maioria das vezes o rendimento do atleta, seja amador ou de elite, será afetado e poderá ter como consequência falha na potência de sua musculatura, assim como na flexibilidade, resistência, equilíbrio e desempenho ou no aparecimento de dores crônicas. A Fisioterapia Esportiva é uma especialidade e atualmente oferece múltiplos tratamentos que podem devolver a capacidade e o retorno ao esporte. Ao sofrer uma lesão, não espere, procure assistência o mais rápido possível e garanta o prazer que a prática esportiva lhe proporciona. Quanto mais rápido iniciar o tratamento e se recuperar, mais rápido será o seu retorno.

Quais as lesões mais comuns?

Cada esporte tem sua característica. Isso significa que uma lesão pode ser mais incidente em um tipo de modalidade esportiva do que em outra. No entanto, podemos exemplificar as principais lesões de acordo com alguns esportes, tais como:   

FUTEBOL

Esse é um esporte bem conhecido e bastante praticado. O contato com o adversário é frequente e exige do praticante muita habilidade e destreza. Muitas escolinhas de futebol oferecem a modalidade, sendo de fácil acesso àqueles que desejam apenas praticar o futebol ou tentar a carreira desportiva. Devido a alta incidência de jovens praticantes, as lesões aparecem com certa regularidade e envolvem aspectos desde simples contusões até cirurgias.
Exemplo: lesões musculares – distensões, contusões – pancadas, entorses, tendinites, fraturas, lesões dos meniscos e de ligamentos do joelho e do tornozelo, dores nas costas e musculares, pubalgia, rupturas musculares e de tendões, problemas ortopédicos em geral.

TÊNIS

Esporte que exige muita concentração e habilidade. Não há contato físico direto com o adversário, porém devido as características dos movimentos específicos que são realizados, existe uma alta exigência do desempenho muscular e das articulações para que possam realizar o movimento adequado a cada jogada. Exemplo: lesões do quadril – articulares e musculares, entorses de joelho e tornozelo, lesões dos meniscos, distensões musculares, lesões do ombro – manguito rotador e tendinites, disfunções da escápula, dores na coluna vertebral, tendinites do punho e do cotovelo – epicondilites.

ATLETISMO

Esse é um esporte no qual o atleta, na busca pelos seus resultados, quer atingir o máximo rendimento. Para tanto, intensifica cada vez mais a dedicação aos treinos e o ritmo nas competições. Com isso, as chances de lesão aumentam e normalmente aparecem em função da modalidade que pratica, sendo sua natureza bastante variada. Exemplo: tendinites, rupturas musculares e de tendões, entorses, dores musculares e das articulações, contusões diversas, síndrome do trato iliotibial, fraturas por estresse, fascíte, cãibras, lesões do ombro, dores na coluna.

VÔLEI

Esse é um dos esportes onde não há contato direto do atleta com o adversário. As lesões são principalmente aquelas relacionadas aos movimentos que faz em quadra, sejam no jogo ou em um simples treino recreativo. Exemplo: lesões do ombro – manguito rotador, inflamações, fraturas, contusões diversas – punho, cotovelo e mãos, lesões do joelho – ligamentos e tendões, entorses, tendinites, dores lombares, lesões musculares, luxações.

BASQUETE

Devido a sua característica, apresenta lesões diversas e que variam de acordo com a função do atleta na quadra. Pelo contato direto com o adversário, a incidência de traumatismo é significativa, porém devido a característica dos movimentos, a contusão individual também aparece. Exemplo: traumatismo das mãos, cotovelo e ombros, entorses do joelho e tornozelo, lesões ligamentares do tornozelo e joelho, fraturas, tendinites, lesões do ombro, lesões musculares, dores na coluna vertebral.

HANDBALL

Esporte de contato direto em que o atleta é exigido em sua potência, resistência e velocidade. Os movimentos são rápidos e a posição do atleta na quadra exige versatilidade. As lesões são bastante variadas, podendo ser de natureza simples ou complexa. Exemplo: Lesões do ombro – manguito rotador, tendinites, fraturas, luxações, lesões do punho e mãos, entorses e luxações, lesões ligamentares do joelho e do tornozelo, contusões, lesões musculares.

GINÁSTICA

Esporte cujas lesões apresentam a total influência da característica de seus movimentos, pois a exigência na sua execução requer alta performance do atleta. Devido a variedade das modalidades de provas, esse é um tipo de competição na qual as lesões também dependerão do que está sendo disputado. Exemplo: entorses; contusões, lesões musculares e articulares, luxações; tendinites, fraturas, lesões do ombro, quadril, tornozelo, punhos, joelho, dores lombares, lesões de menisco e ligamentos do joelho.

NATAÇÃO

Esporte que exige alto potencial de resistência e desempenho muscular. O ritmo imposto a cada modalidade de nado determina o esforço necessário exigido, seja para realizar um simples treino ou participar de uma competição. Exemplo: lesões do complexo do ombro – tendinites, lesões do manguito rotador, bursites, lesões do joelho – síndromes fêmuro-patelares, lesões do menisco, contusões musculares, lesões dos tendões do pé e tornozelo, patologias da coluna vertebral.

CICLISMO

Esporte dinâmico cuja característica principal é o indivíduo estar com a bicicleta e que tem como objetivo percorrer uma distância em diferentes tipos de trajetória com finalidades específicas seja por competição ou lazer. Exemplo: quedas, contusões musculares e articulares, fraturas de clavícula, distensões, lesões do ombro, tornozelo e joelho, tendinites de joelho, punho e cotovelo.

ARTES MARCIAIS

Esporte de contato direto entre dois oponentes que podem usar desde um conceito até um conjunto de técnicas de luta individual. Como atividade esportiva, as artes marciais contemplam diversas vertentes com objetivos variados que vão desde o relaxamento e fortalecimento muscular até competições olímpicas. Exemplo: lacerações, contusões musculares – pancadas, quedas, fraturas, distensões, lesões ligamentares, entorses de joelho e tornozelo, lesões do ombro.

FUTEBOL AMERICANO

Esporte de contato direto, jogado em equipe e com características que requerem agilidade, capacidade técnica e força. As variações táticas e de jogadores em campo faz que a prática se torne bastante versátil, exigindo do praticante destreza e hábil perícia. Exemplo: lacerações, contusões musculares, hematomas, quedas, fraturas, distensões, luxações, lesões ligamentares, entorses de joelho e tornozelo, lesões do ombro, concussões.

O que eu faço se me machucar?

É imperativo que a gravidade da lesão seja avaliada. Lesões graves requerem tratamentos de urgência com socorro médico imediato. O diagnóstico clínico e também o diagnóstico cinesiológico funcional fisioterapêutico são fundamentais na escolha do que é indicado para cada momento. É muito importante que seja tomado o cuidado necessário de acordo com o tipo de lesão sofrida, desde a mais leve até a mais significativa ou cirúrgica, para que sua recuperação seja completa e a garantia do seu retorno ao esporte traga o benefício ao qual está acostumado. Cuide-se e, no caso de qualquer lesão, procure tratamento. Bons treinos.

Pré agendar uma consulta agora

Preencha o formulário ao lado e retornaremos o mais breve possível

Open chat